quinta-feira, 22 de março de 2012

Comércio URG-5 Km 32 Nova Iguaçú.


 Parque São Francisco I e II, situado a margem da BR 465,Nova Iguaçú limite do Municipio do Rio de Janeiro.Apenas 50 Km do centro do Rio. Embora tão perto da Capital,vivemos a situação do agreste nordestino.Abandonados pelo poder público Municipal e Estadual. Por décadas somos dignos apenas de promessas e incompetencia. Não podemos declarar abandono do governo Federal, pois encontra-se verbas de milhões, disponibilizadas para obras de saneamento e asfalto, nesta comunidade ja completando 05 anos de espera. Nem
 Prefeitura ou Estado pagam os 10% da contra partida, para que possa concluir estas obras em beneficio de 32 mil habitantes.
Nossas ruas de terra e esgoto a céu aberto,ja completaram 25 anos sem nenhuma manutenção, tornando todos os acesos ao centro da comunidade intransítavel para automoveis em qualquer tempo ou pedestres em dias de chuva. Somos cidadãos para os impostos extorsivos. Somos cidadãos bi-anualmente quando votamos, estatistica para arrecadação de verbas percapita.
 Como pode ser visto nas fotos ao lado, temos comércio grande e eficiente na comunidade. Temos a única rede bancaria até o centro de Nova Iguaçú. Quatro Banco 24 hs,Agencia lotérica, tres super mercados, dois CIEPS com capacidade para 1500 alunos em periodo integral, mal utilizado por incompetencia política e sua capacidade reduzida em 50% ociosa.Mais dois colégios estaduais. Colégio São Francisco cerca de mil alunos matriculados, sem ruas dignas de acesso impraticavel em dias de chuva.
 Colégio Ione Siqueira este privilegiado para quem mora próximo a BR 465, dificil acesso para alunos que residem dentro da comunidade. Ainda temos a Escola Municipal Ranhetti,350 alunos, situada na unica rua que ainda da acesso a comunidade em dias de bom tempo.Navegavel, com uma hora de chuva branda. Interior da escola em péssimo estado de conservação.Temos boas escolas particulares, tansporte razoavel para todos os municípios vizinhos.
Por ser uma comunidade de baixa renda, temos grande quantidade de idosos residentes, seja por moradias de baixo custo e aluguél acessivel. Porém, isto gera grave problema. Não temos nenhum serviço ou atendimento público para terceira idade, nem mesmo para segunda ou primeira. Nossa Unidade de Saúde PSF São Francisco, equivale a peixaria da feira dominical. Tem funcionarios competentes, mas nenhuma assistencia do poder público, com falta de medicamentos,equipamentos e tudo mais necessario para um atendimento digno. Ficamos a merce da
 
bondade dos municípios de Seropédica e Rio de Janeiro. Quer seja para uma emergência, parto até uma simples injeção, pois a Emergencia Patricia Marim encontra-se fechada, sem previsão de reabertura de nosso conhecimento.Para emergencias, não podemos contar com SAMU. Falta ruas de acesso, outras vezes boa vontade ou respeito com a cidadania. Funciona aqui o transporte solidário.
Estamos implorando a anos, por cursos profissionalizantes para uma grande quantidade de jovens ociosos, sem condições de acessar este sonho em outras localidades. Só recebemos promessas, nenhuma atitude. Vejo diariamente nos jornais e televisão que temos grande déficit de moradias.Penso que é maior ainda a falta de gestão e competência o nosso real problema. Minha comunidade tem milhares de terrenos disponiveis, a custo baixissimo. Apenas tornar transitável quatro ruas resolveria o problema de moradia de milhares de pessoas. Ou ainda melhor sonho ou útopia, que a Prefeita Sheila Gama ou
Governador Sérgio Cabral, pagassem os 10% de contra partida e liberar a verba na Caixa Economica Federal, destinadas a projetos aprovados para esta comunidade. Vejo tanta competência para arrecadar e liberar bilhões para copa e olimpiadas. Nenhuma para liberar verbas aprovadas para URG-5 de Nova Iguaçú. Sou otimista, moro a 32 anos nesta comunidade, no centro intrasitavel do bairro. Acredito que um dia haverá de aparecer alguem com competência e respeito com nossa cidania.










Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Relogio